Lógica de Intervenção

O Programa de Reestruturação Familiar da CLIPE, tem como base a realização de Terapias Familiares Multidisciplinares pela equipe de psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos da associação.

A terapia familiar tende a compreender os problemas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família. Deste modo, os relacionamentos familiares são considerados como um fator determinante para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma característica particular de um indivíduo.

Além da identificação das causas de um problema, as terapias familiares orientam o seu foco de intervenção principalmente para o modo como os padrões de interação sustentam um problema. Ou seja, as causas dos problemas de relacionamento e de responsabilidades entre os membros de uma família muitas vezes estão enraizadas em problemas oriundos da desigualdade social e outros motivos socioeconômicos aos quais as famílias de comunidades carentes são vítimas. Isso leva à um ciclo-vicioso no qual os filhos crescem sem receber uma educação familiar adequada em ambientes carregados de problemas como vícios, violência familiar, abuso infantil, pobreza, trabalho precoce e abandono ou baixo rendimento escolar, etc. Quando estas crianças se tornam pais, a probabilidade de que os mesmos proporcionem situações similares aos seus filhos é grande, fazendo com que através de gerações se transmitam valores inadequados de responsabilidade, empatia e educação.

Ao abordar estes problemas com profissionais especializados em família visando dar o suporte para as crianças, adolescentes, pais e familiares para que os mesmos encarem suas dificuldades com uma outra perspectiva e recebam auxílio para a superação destas, acredita-se que se possa alcançar as condições necessárias para quebrar o ciclo-vicioso mencionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário